Com diversas inovações tecnológicas e soluções aplicadas ao combate do mosquito Aedes aegyti e na assistência da síndrome congênita do Zika, a Feira de Soluções para a Saúde chegou ao fim, nesta quinta-feira (10/8). O estande do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) foi um dos mais visitados do evento. A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, e a diretora financeira, Jacqueline Bomfim, organizaram e acompanharam as atividades desenvolvidas no estande pela equipe da instituição, por profissionais ligados ao Conselho Regional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Bahia (CREFITO/BA) e dos autores de trabalhos relacionados ao tema.
Durante os três dias da feira, o público pôde conferir no estande do COSEMS as experiências municipais exitosas de combate e controle ao Aedes aegyti, de atenção às famílias e crianças com síndrome congênita do Zika, do tratamento e prevenção da sífilis, entre outras ações. Os trabalhos foram apresentados por representantes vindos dos municípios de Cabrália, Eunapolis, Feira de Santana e Porto Seguro. Para presidente Stela Souza, este espaço ocupado pelo COSEMS/BA foi de extrema importância para valorização das ações desenvolvidas pelos municípios baianos, “precisamos demonstrar que os municípios são protagonistas e isso se faz dando visibilidade às experiências exitosas dos nossos gestores e profissionais de saúde”, avaliou Stela Souza.
Na cerimônia de encerramento, o COSEMS foi representado pelo vice-presidente, Raul Molina. Ele destacou que a feira socializou novas experiências e tecnologias no combate ao mosquito transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya, reafirmando a necessidade de garantir o acesso da população a equipes multidisciplinares para se prestar uma assistência adequada.
Na mesa de encerramento também estavam o vice-diretor da Fiocruz de Brasília e coordenador geral do evento, Wagner Martins, o presidente da BahiaFarma, Ronaldo Dias, representando o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde (Cidacs) e coordenador geral do evento, Mauricio Barreto, o pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde Senai/ Cimatec , Roberto Badaró, a representante auxiliar do Fundo da População da ONU (UNFPA), Fernanda Lopes, a gerente de projetos da ONU Mulher, Maria Carolina Marques e representando as mães dos portadores da síndrome congênita do Zika Vírus, Joanna Passos.