A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e diretora de Descentralização e Regionalização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Stela Souza, a diretora financeira do COSEMS/BA, Jacqueline Bomfim e o assessor técnico do CONASEMS, Elton Chaves, participaram da cerimônia de abertura do V Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, que ocorreu nesta quarta-feira (26/07), no auditório do Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.
O Fórum que teve como tema “O financiamento da Assistência Farmacêutica em Tempos de Crise”, objetivou debater as principais propostas de mudança na legislação do SUS e como ficará o financiamento da Assistência Farmacêutica para garantir o direito ao acesso a medicamentos no Brasil, sob a perspectiva das mudanças em curso.
Para a presidente do COSEMS/BA e diretora de Descentralização e Regionalização do CONASEMS, Stela Souza, o debate do financiamento da saúde é de fundamental importância para a troca de experiências e para a garantia da sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Por conta da crise que estamos vivendo, em nossos municípios, nós temos diversas dificuldades, que vão da licitação dos medicamentos, abastecimento e a dispensação deles. E isso não é só na Bahia, ocorre nacionalmente. Para tentar ajudar os gestores, o COSEMS/BA está investindo na realização de um seminário sobre licitação, que irá acontecer ainda este ano”, destacou.
Segundo o assessor técnico do CONASEMS, Elton Chaves, é preciso mudar o processo de planejamento para mudar realidade dos municípios. “Já avançamos muito no acesso aos medicamentos, mas ainda é preciso ter um planejamento mais qualificado para competir com os recursos e vencer os desafios”, afirmou.
Na mesa de abertura, além de Stela Souza, estavam presentes Lindemberg Assunção Costa, presidente do V Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia e professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vânia Canuto, diretora substituta do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), Luiz Henrique Gonzáles Dutra, Superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e representando o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Antonio Carlos Moreira Lemos, superintendente do Conselho Hospitalar Professor Edgard Santos, Charleston Ribeiro Filho, Presidente da Associação do curso de pós graduação em Medicina e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tânia Fraga Barros, Diretora da Faculdade de Farmácia da UFBA e representando o reitor João Carlos Salles da Silva.
O encontro também contou com várias autoridades nacionais e internacionais nos campos da Avaliação de Tecnologias em Saúde e Assistência Farmacêutica, tanto do setor público quanto do privado, gestores, profissionais de saúde e estudantes.