Com o objetivo de discutir a metodologia para elaboração de um Protocolo Único para o acesso ao serviço de oncologia no Estado da Bahia, o grupo de trabalho de oncologia composto por representantes técnicos dos 7 municípios executores (Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Juazeiro), a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, a diretora financeira, Jacqueline Bomfim e representantes técnicos da SESAB, se reuniram na manhã de quinta-feira (06/07), na sala de reunião da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo (CAB).
Na reunião foram discutidos os perfis dos hospitais que integram a rede de Salvador e do interior. A partir daí, todos os técnicos e gestores vão construir de forma colegiada os fluxos de acesso aos serviços e as responsabilidades de cada município executor.
Para a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, o instrumento de gestão deve ser mais prático, menos burocrático e que facilite o acesso do paciente com câncer a todos os serviços, em qualquer nível de complexidades. “Estamos construindo coletivamente uma nova era, uma nova fase da oncologia em nosso estado”, destacou.