Com essas dicas, os festejos juninos serão muito mais divertidos e com saúde.
Cuidado com as fogueiras. Um elemento típico das festas juninas é a famosa fogueira, mas elas podem transformar a diversão em tragédia. O ideal é ficar afastado das fogueiras e nunca se aproximar delas com álcool e líquidos combustíveis, como gasolina, querosene ou bebidas alcoólicas.
Não solte balão. Os balões são também comuns nessas festas, entretanto, apresentam um grande perigo porque são feitos de material que pega fogo com facilidade. Quando caem, eles podem provocar incêndios e tragédias.
Evite fogos de artifício. Os fogos de artifício, assim como os balões e as fogueiras, são perigosos quando manipulados. Eles podem provocar incêndios, queimaduras e outros acidentes que põem em risco a vida das pessoas.
Atenção com as crianças. As festas são freqüentadas por muitas pessoas, e as crianças podem se perder na multidão. Além disso, há o perigo da fogueira. O número de crianças com queimaduras graves aumenta nessa época do ano. Cuide das crianças para que elas não sofram acidentes.
Proteja-se do frio. As festas juninas acontecem no inverno, estação mais fria do ano, e nessa época é comum as gripes e resfriados, que são principalmente transmitidas em grandes aglomerados de pessoas. Por isso agasalhe-se bem e proteja a garganta, o nariz e o pescoço.
Evite as doenças respiratórias. Como dito no tópico anterior, as doenças respiratórias são comuns no inverno. Para evitá-las, beba muito líquido para hidratar as vias respiratórias. Além disso, não fique perto da fumaça de fogueira que irrita as mucosas do nariz, boca e garganta.
Cuide da dieta. As comidas de festa junina são muitas vezes calóricas e merecem atenção. Prefira consumir alimentos mais leves, como o milho verde (sem manteiga), amendoim (rico em vitamina E, C e minerais), e a tapioca, ideal para quem tem intolerância ao glúten.
Ascom COSEMS/BA