A reabertura do sistema on line e o aumento para mais de três referências da PPI estiveram entre os assuntos mais discutidos na reunião ampliada do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), realizada na manhã de quinta-feira (14/06), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Para a reunião da CIB, a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, fez os seguintes encaminhamentos: propor novas datas para a abertura do sistema (21 de julho), fechamento do sistema (21 de agosto), início das oficinas regionais (2 de outubro) e alterar a quantidade de 3 referências para um número ilimitado de executores. “Aproveito a oportunidade para falar da importância da presença dos gestores e coordenadores Adjuntos das CIRs nas reuniões. Precisamos discutir e reforçar a importância da repactuação da PPI nos municípios” destacou a presidente.
Também foram discutidos os serviços de hemodinâmica para pacientes do extremo-sul, a solicitação do município de Pojuca com relação à retomada do Recurso MAC do Estado, a situação do Hospital Maternidade Luis Argolo e a alteração da resolução CIB sobre o Comando Único reduzindo o fluxo para aprovação. Foi apresentado, por macrorregião, os municípios que possuem gestão plena do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram lidos os informes sobre o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que terá como tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, de 12 a 15 de Julho de 2017, em Brasília, sendo sorteados entre os Secretários presentes passagens e hospedagem para participação no Congresso. Além disso, os informes sobre as Conferências Macrorregionais da Saúde da Mulher na Bahia e documento orientador para as Conferências Municipais de Saúde.
A mesa foi composta pela presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, o vice-presidente, Raul Molina, a diretora financeira, Jacqueline Bomfim, a diretora de Articulação Regional, Denise Mascarenhas e o secretário de Informação e Comunicação, Pablo Campos.