A etapa Macro-Leste da Primeira Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Bahia teve início, na manhã desta terça-feira (30/5), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), no município de Feira de Santana. Na mesa de abertura, o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) contou com a participação da apoiadora institucional Luciene Sampaio, que na oportunidade representou a presidente Stela Souza. Em sua fala, Luciene destacou a importância da realização da conferência, informando o emprenho dispensado pelo COSEMS/BA na mobilização dos municípios em todas as regiões, estimulando os secretários municipais de saúde a estarem presentes neste momento tão importante para as mulheres baianas, “atuamos diretamente com os gestores municipais pedindo para que cada município estivesse representado nas discussões promovidas na conferência, afirmou.
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, elogiou a participação e representação dos diversos segmentos sociais presentes na conferência. Ela enfatizou, entre outros aspectos, a importância da sociedade combater o machismo com todas as forças e propôs que homens e mulheres lutem juntos, em todos os setores, para um ostensivo combate ao machismo, “precisamos de homens e mulheres unidos para que a sociedade tenha uma atitude 100% feminista”, enfatizou a secretária.
A representante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Olga Cristina Sampaio, destacou que, apesar de todos os avanços, muitas ações precisam ser feitas para que as políticas de saúde destinadas às mulheres cheguem com integralidade e equidade para as todas, “a Sesab estará presente nos dois dias da conferência para ouvir as necessidades existentes em todos os setores, pois queremos caminhar alinhados com as demandas sociais existentes”.
O representante do Conselho Estadual de Saúde, Márcio Souza, destacou a importância deste momento, mas ressaltou o fato de que somente em 2017 a Primeira Conferência Estadual de Saúde para as Mulheres da Bahia esteja acontecendo. Ele saudou todas as mulheres presente no evento, homenageando a representante do Coletivo de Mulheres Sou Frida, Iracema dos Santos e citando a importância dos movimentos sociais para o enriquecimento dos debates eu ocorrerão nesta etapa da conferência.
Também participaram da composição da mesa, a Secretaria Municipal de Feira de Santana, representada por Charline Portugal, o Coletivo de Mulheres Sou Frida de Feira de Santana, Iracema dos Santos, o representante do Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste(NRS), Juracy Dourado e Marcly Amorim, diretora da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).