O Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) esteve presente na reunião técnica de apresentação do Programa de Fortalecimento do SUS (Prosus) na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na quinta-feira (11/05), no auditório do Hotel Salvador.
O programa irá investir R$ 670 mi nas redes de Atenção Básica, Psicossocial, Urgência e Emergência e na Rede de Atenção Materno-infantil. O Projeto contempla ainda a construção do Hospital Metropolitano, a ser construído no município de Lauro de Freitas.
Para a diretora financeira do COSEMS/BA, Jaqueline Bonfim, a participação da Instituição no encontro é essencial porque é uma iniciativa de organização das redes de atenção à Saúde. “Serão beneficiados todos os municípios da Região Metropolitana de Salvador e da própria capital, e o COSEMS irá acompanhar todas as etapas para a consolidação do programa”, destaca.
O secretário estadual de saúde, Fábio Vilas Boas, esteve no encontro e disse que a reunião é fundamental para que todos os gestores estejam alinhados com as ações da SESAB. “Nesse quesito, é de suma importância a presença do COSEMS/BA”, explica.
A proposta irá beneficiar cerca de 3.573.973 pessoas, população total da RMS. Mas atingirá diretamente 90% desse contingente, que representa as pessoas que dependem do SUS.
Estiveram presentes no encontro, secretários e representantes da área de saúde dos 13 municípios da RMS.