O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), representado pelas suas diretoras, Jacqueline Bomfim e Denise Mascarenhas, participou do debate “Novo modelo de regulação e pactuação de saúde já!”, na manhã desta terça-feira (25/04), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A diretora do COSEMS/BA, Jacqueline Bomfim, destacou importância do debate e chamou à atenção sobre a dificuldade no financiamento enfrentado pelos municípios. “Percebemos isso de forma mais acentuada quando nossos pacientes não conseguem atendimento dentro do próprio município por causas, muitas vezes, que poderiam ser resolvidas no próprio território. Se houvesse o financiamento adequado e as garantias de referências nas regiões de saúde, não precisaríamos encaminhar nossos pacientes para Salvador e na maioria das vezes não ter seu problema de saúde resolvido ou encaminhamentos adequados para a integralidade da assistência” destacou.
A superintendente do Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Ana Paula Dias, reconheceu que os desafios são muitos e apresentou as centrais de regulação do estado, os componentes e interfaces da rede de atenção as urgências. “Estamos trabalhando para fortalecer o nosso sistema de regulação e atenção e prestar um melhor serviço aos municípios e toda população”, esclareceu.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, reforçou os argumentos da diretora do COSEMS/BA e sinalizou as dificuldades dos municípios no que diz respeito ao atendimento de urgência e emergência. O encontro contou ainda com a presença do promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, Rogério Queiroz, do Presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia- FECBAHIA, Dival Pinheiro, do Secretário de Saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues e do chefe de gabinete da SESAB, Luiz Cláudio Guimarães, que representou o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas.