A programação pactuada e integrada (PPI) foi um dos principais assuntos discutidos na 246ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que aconteceu na quinta-feira (23/03), e contou com uma forte presença dos gestores que lotaram o auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A repactuação da PPI era uma necessidade defendida pela presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), Stela Souza, tendo em vista que convivíamos com um sistema antigo, de cerca de sete anos. “Era necessário e urgente fazer essa mudança pois a realidade hoje dos municípios é outra”, destacou a presidente. Para discutir o assunto tinha sido criado um grupo de trabalho composto por representantes do COSEMS e SESAB, respeitando sempre a necessidade dos municípios.
Na CIB foi apresentado e aprovado o novo sistema de PPI, ficando decidido que os gestores irão passar por um treinamento já agendado para o próximo dia 05 de abril, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), que vai contar com as presenças de representantes do COSEMS/BA, apoiadoras das macrorregiões, secretários de saúde e técnicos da SESAB.
Na reunião também foram discutidos, situação das arboviroses, da febre amarela, Rede PE/BA e habilitação da Santa Casa de Misericórdia de São Felix para atendimento aos portadores de Glaucoma. Com relação à política de regulação do estado da Bahia e as Autorização de Internações Hospitalares (AIHs) ficou definido que vão ser criados grupos de trabalho para aprofundar mais essas discussões.
A presidente do (COSEMS/BA), Stela Souza, fez parte da mesa, juntamente com o vice-presidente, Raul Molina, o secretário de saúde do estado, Fabio Vilas-Boas, o secretário de saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues, o suplente coordenador da CIB, Ivonildo Dourado Bastos, o membro, Odilon Rocha, o membro substituto, Charles Pereira, a secretária executiva da CIB, Nanci Nunes Salles e os representantes da Secretária de Saúde do Estado (Sesab), Ana Paula Andrade e Cassio Garcia.