Na reunião foi solicitada a prorrogação do início da avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) nos municípios do estado da Bahia. A avaliação está prevista para ter inicio em 17 de abril e a solicitação da prorrogação é de 180 dias. Um dos motivos do pedido de adiamento é a dificuldade que os gestores estão tendo com o levantamento das informações e de alguns relatos de mudanças nas equipes de saúde, atenção básica, saúde bucal e saúde da família, decorrente da crise financeira que o país enfrenta.
A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, apresentou as apoiadoras das macrorregiões e falou sobre a abertura das inscrições para o 5º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá de 3 a 6 de maio, no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Foi realizado um sorteio, e dois secretários de saúde de cada macrorregião, foram contemplados com inscrições para o Congresso.
Com relação à situação da autorização de Internações Hospitalares (AIHs) e o Glaucoma, os assuntos foram discutidos em uma reunião entre COSEMS/BA e SESAB, na última quarta-feira (22/3), e a Diretoria Executiva aguarda posicionamento do estado durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na tarde desta quinta-feira (23/03).
Fizeram parte da mesa, a presidente Stela Souza, o vice-presidente, Raul Molina, a diretora Regional, Denise Mascarenhas, o secretário geral, Cristian Santana, o secretário de Informação e Comunicação, Pablo Campos e os membros da CIB, Luiz Rezende e Rodrigo Matos.