A desinstitucionalização da saúde mental, a programação anual de saúde (PAS 2017) e a Conferência Estadual da Saúde da Mulher foram os principais temas discutidos na 239º Reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES). O encontro ocorreu na quinta-feira (16/3), no auditório da Assembléia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação da presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), Stela Souza, do vice-presidente, Raul Molina, de representantes do estado, de órgãos de defesa da saúde mental, conselheiros da CES e profissionais de saúde.
O destaque da reunião foi para a luta pela desconstrução dos hospitais psiquiátricos, que trabalham numa lógica manicomial, onde os pacientes vivem isolados de seu território de vida e estereotipados e sobre a ampliação e fortalecimento dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS III), que prestam assistência de forma comunitária.
O vice-presidente do COSEMS/BA, Raul Molina, parabenizou os membros do CES e os representantes das instituições presentes na reunião por trazer a situação dos hospitais psiquiátricos para a pauta de discussão do CES. “Essa luta é antiga e nós do COSEMS estaremos sempre abertos ao diálogo e sentimos prazer em participar dessa discussão”, destacou.
A presidente Stela Souza aproveitou a oportunidade para alertar os gestores sobre a importância da realização das conferências municipais de Saúde, que tem o final do mês de julho a data limite para serem realizadas. Ela também convidou os presentes para participarem do 5º Congresso Norte/ Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde que será realizado de 3 a 6 de maio, no município de Porto Seguro, na região extremo-sul da Bahia.