O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) chama a atenção dos municípios para as alterações realizadas pelo Ministério da Saúde com relação à ampliação das faixas etárias no Calendário Nacional de Vacinação 2017.
Seis vacinas tiveram seu público alvo ampliado: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, Hepatite A, HPV e Meningocócica C. O aumento das faixas etárias tem por objetivo ampliar a imunização de crianças e adolescentes e diminuir a circulação de doenças. Já entre os adultos foi ampliada a faixa etária a fim de manter a eliminação do sarampo e da rubéola e diminuir o número de casos de caxumba e coqueluche.
No calendário 2017 também houve a inclusão dos professores da rede pública e privada, que poderão ser vacinados contra a influenza. Ainda existe a possibilidade de vacinar outros grupos, como população em situação de rua, policiais e bombeiros. De acordo com o Ministério da Saúde esses grupos não serão vacinados durante a campanha, mas existe a possibilidade de serem convocados no término, caso haja disponibilidade de estoque. A campanha de multivacinação 2017 está prevista para acontecer de 11 a 22/9, com o dia D em 16/9.