A presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, convocou neste domingo (22/1), todos os secretários municipais de Saúde para se mobilizarem em suas cidades e realizarem uma busca ativa, com o objetivo de localizar as crianças de até 6 meses de idade que não fizeram o teste do pezinho no ano de 2016.
De acordo com Stela Souza, o COSEMS/BA, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e a APAE estabeleceram um plano conjunto de ação para priorizar o envio da triagem neonatal destas crianças, dando celeridade aos resultados dos exames realizados e encaminhando rapidamente aos municípios de origem, “o objetivo desta ação é proporcionar uma rápida redução do total de crianças que não realizaram a triagem neonatal na Bahia em 2016”, afirmou a presidente do COSEMS/BA.
Segue abaixo, o texto de convocação dos Secretários enviado pelas redes sociais.
Prezado(a) Gestor(a) de Saúde, Bom dia!
Conforme afirmei na entrevista que concedi ao jornal A Tarde, neste domingo, conto com o seu empenho no sentido de realizar uma verdadeira busca ativa para localizar os recém-nascidos de até 6 meses de idade sem triagem neonatal.
Pactuamos com a Sesab e a APAE que essas crianças terão prioridade na realização do teste do pezinho na instituição. A redução do número de crianças sem a triagem neonatal é um desafio que precisamos priorizar nos municípios
Conto com todo o seu empenho nessa nobre causa
Stela Souza
Presidente do COSEMS/BA