Bahia tem 25 trabalhos na 19ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”; saiba como acompanhar ao vivo
Nesta segunda e terça-feira (5 e 6), na sede do COSEMS/BA, foi realizada oficina de Avaliação Estadual do 3º Ciclo do Programa para Melhoria do Acesso da Qualidade (PMAQ) na Atenção Básica. A equipe técnica do Conselho esteve reunida com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e do Ministério da Saúde, com o objetivo central de abordar a melhoria da qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, salientou a importância da oficina e também a necessidade de ampliar a discussão sobre o PMAC, levando aos gestores municipais de Saúde informações mais detalhadas sobre o tema. “Durante o Congresso Norte/Nordeste, a ser realizado em abril de 2017, é importante que o PMAC seja tema de discussão”, sugeriu.
Nos dois dias de oficina foram apresentadas estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação para a melhoria do trabalho das equipes para Avaliação Externa do PMAQ. Estratégias de divulgação dos resultados do Programa referente aos indicadores do 1º e 2º ciclo também fizeram parte da discussão.
A definição das ações da Avaliação Externa do PMAQ está prevista para abril de 2017, quando todas as universidades visitarão as equipes que aderiram ao programa neste 3º Ciclo. Serão realizadas entrevistas com os profissionais das equipes participantes do PMAQ, com envio de dados ao Ministério da Saúde.
O site www.analisepoliticaemsaude.org, que disponibiliza ampla seleção de produção científica, inclusive estudos de casos selecionados desde o 1º ciclo do PMAQ, foi tema de apresentação durante a oficina. A plataforma é considerada um importante instrumento para gestores, técnicos e profissionais de saúde, que podem acessar conteúdos que tratam de diferentes questões relacionadas ao SUS.
Posts relacionados