O presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, fez uma palestra em Salvador (BA) nesta sexta-feira, 25, durante o 2º Congresso Baiano de Judicialização da Saúde. A atividade é promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia entre 23 e 25 de novembro, com participação do COSEMS/BA, através da participação de sua equipe técnica e assessoria jurídica.
Junqueira apresentou dados referentes ao financiamento do Sistema Único de Saúde e reforçou a importância de que haja uma ampla discussão acerca desse tema envolvendo os entes federativos. “Desde 1998, os municípios assumem cada vez mais responsabilidades no financiamento do SUS, sem que haja o proporcional aumento de receita”, disse.
A importância do SUS por sua transversalidade e a dimensão que alcança foi um dos temas abordados pelo presidente do CONASEMS. “Todos usam o SUS direta ou indiretamente, com os serviços de vigilância, com os atendimentos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ou na rede hospitalar”, exemplificou.
As mortes causadas por acidentes de trânsito, sobretudo com o aumento do uso de motocicletas e as influências externas que acarretam sobrecarga ao SUS foram relacionados por Junqueira. “Os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte no Brasil. Além disso, eles acarretam um aumento no uso de órteses e próteses e afetam o Sistema”, explicou.
Posts relacionados