Nesta quinta-feira (24) foi realizada sessão especial em homenagem aos 101 anos do Laboratório Central de Saúde Publica Professor Gonçalo Moniz (LACEN), no Plenário Luís Eduardo Magalhães da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A iniciativa da deputada estadual e membro da Comissão de Saúde da Casa, Fabíola Mansur (PSB/BA) reuniu profissionais que atuam no Laboratório, bem como representantes de entidades do âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária executiva do COSEMS/BA, Maria Luiza Campelo, esteve presente à atividade, representando a presidente Stela Souza.
Fabíola Mansur enfatizou a importância do Lacen enquanto instituição centenária, que compreende um conjunto de ações transversais aos demais sistemas de vigilância em saúde. Ela salientou ainda o papel do Laboratório enquanto agente indutor do conhecimento e investigação diagnóstica, de agravos e verificação da qualidade de produtos de interesse de saúde pública, mediante estudo, pesquisa e análises de ensaios relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e da saúde do trabalhador.
Em mensagem encaminhada à deputada Fabiola Mansur, Stela Souza, em nome do COSEMS/BA e do CONASEMS, destacou a importância da iniciativa de homenagear o Lacen pela passagem dos 101 anos. “No momento em que a saúde pública enfrenta uma série de dificuldades, entendo que o fortalecimento do SUS é uma prioridade. Nesse contexto, temos que comemorar uma entidade como o Lacen, que há 101 anos contribui para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, colocou.
Posts relacionados