Nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) acontece reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais do CONASEMS (CONARES), em Porto Alegre (RS), com presença da presidente do COSEMS/BA, Stela Souza (SMS Itacaré), juntamente com os diretores da entidade, Jacqueline Bomfim (SMS Coribe) e Washington Couto (SMS Camaçari). O projeto Apoiador Regional, além de questões relacionadas à Vigilância em Saúde, fazem parte da pauta da atividade.
A experiência exitosa do Projeto de Apoiadores Regionais da Bahia foi tema de apresentação da presidente Stela Souza, na manhã desta quinta. Ela explicou como se dá a atuação dos apoiadores no estado, salientou a importância dessa atuação nos espaços que discutem e fomentam as ações do SUS. “É uma ação de fortalecimento dos gestores do SUS, tendo em vista as especificidades da saúde pública e da territorialidade”, complementou.
As dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais de Saúde ao longo do ano de 2016, sobretudo com a agenda de corte de gastos no setor de Saúde e o cenário imposto com a PEC 241/55 são temas em destaque nos dois dias de reunião do CONARES. “Os gestores municipais de Saúde precisam estar preparados para enfrentar o cenário de dificuldade que tende a ser agravado pela falta de recursos. É de extrema importância que estejamos em espaços como esse”, disse, Stela.
Na mesma linha, Jacqueline reforçou o esforço do Conselho em participar ativamente dos espaços de discussão que reúnem os gestores municipais de Saúde. “Discutimos temas ligados ao fortalecimento dos COSEMS, a partir do acolhimento aos novos gestores, ofertando um maior apoio, com informações acerca do papel que irão assumir, e do acesso a informações cruciais para o desempenho dos gestores do SUS”, disse.
A importância dos temas abordados no encontro foi pontuada por Washington Couto. Ele citou a criação de salas municipais que tratam da questão de vigilância e combate ao aedes aegypti e a atenção aos pagamentos e prazos, bem como a alimentação dos prontuários eletrônicos. “É preciso atenção para impedir bloqueio dos recursos. É bom lembrar que o dia 29 de dezembro será o último dia útil no sistema bancário”, disse.
Posts relacionados