Em Salvador (BA), centenas de pessoas participaram do lançamento da etapa estadual da Campanha Nacional de Combate ao AVC, nesta segunda-feira, 24, no Shopping da Bahia. Foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial, medição de circunferência abdominal peso e altura, orientações para reconhecer sinais e sintomas do AVC, consulta nutricional, informações de combate ao fumo e consultoria para realização de atividade física.
A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA), Stela Souza, se disse satisfeita com o resultado da ação. “Pretendemos levar aos 417 municípios baianos essa importante ação. Hoje tivemos sucesso com a atividade realizada em Salvador e pretendemos estender isso para todo o estado”, disse.
O esforço do Cosems/BA frente à campanha do AVC pelo segundo ano consecutivo foi ressaltado pelo diretor da entidade, Alexandro Miranda, secretário de Saúde de Ibirataia (BA). “Essa é a principal causa de morte no Brasil. Entendemos que é preciso que a população tenha acesso a ações de conscientização e, nesse sentido, o Conselho se articula com todos os municípios baianos, visando salvar vidas”, disse.
O lançamento do aplicativo AVC Brasil e sua importância no acesso aos principais sinais e sintomas característicos do AVC foram enfatizados pelo coordenador da Rede Brasil AVC na Bahia, médico neurologista Pedro Antonio Pereira. “Trata-se de uma plataforma que permite aos usuários orientações sobre as práticas saudáveis capazes de prevenir em até 90% a doença e a relação de unidades de atendimento especializado do AVC, mais próximas de sua localização”, explicou.
A diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Adriana Cerqueira, se disse satisfeita com o resultado da ação. “É de extrema importância essa ação que hoje acontece em Salvador, com a parceria do Cosems/BA, se estendendo para municípios de todas as regiões do estado. Hoje centenas de pessoas puderam ter acesso a informações que podem salvar vidas”, comemorou.