O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, participou da mesa de abertura do II Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros (CONCE) em São Paulo. Com a presença aproximada de 1200 enfermeiros, o evento, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de setembro abordou temas de interesse da categoria e da saúde brasileira.
Dentre os temas abordados destaca-se a mesa sobre violência obstétrica que contou com a apresentação da experiência de Portugal e trouxe reflexões importantes sobre as práticas de Enfermagem no enfrentamento ao risco das intervenções obstétrica desnecessárias. Outra mesa de destaque abordou o tema “Exame de suficiência para a enfermagem”. Contou com a presença da presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Angela Alvarez, além das representantes do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e do DCE.
Em relação ao assunto em destaque, há unanimidade quanto à necessidade de maior diálogo com a sociedade, e quanto à preocupação com a qualidade da assistência e da formação, ambas sob ameaça da formação a distância, e a valorização do trabalho das enfermeiras e enfermeiros brasileiros, categoria hoje que conta com aproximadamente 2 milhões de pessoas envolvidas com o cuidado e a defesa da Saúde.
Mauro ressaltou o momento delicado pelo qual o SUS passa e as implicações do subfinanciamento histórico da saúde. “Os enfermeiros possuem papel extremamente relevante, estão presente em todos os municípios brasileiros e trabalham muito para manter o SUS funcionando, é preciso implementar o modelo de saúde que defendemos”.