O município de Coribe é o anfitrião para os 13 municípios da região de Santa Maria da Vitória nos atendimentos do programa de estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Oftalmologia. As ações tiveram início nesta quinta-feira (11) e seguem até o dia 14 de agosto, informa a secretária de Saúde do município, Jacqueline Bomfim. Serão disponibilizadas 1.665 consultas oftalmológicas e 500 cirurgias de catarata para um público formado por alunos do Todos pela Alfabetização (TOPA) e a população com idade a partir de 60 anos.
A unidade móvel está no Hospital Municipal de Coribe até o dia 14 de agosto. O programa itinerante mobiliza uma equipe de profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio. Para ter acesso aos serviços, o usuário deve procurar a Secretaria de Saúde de seu município, que fica responsável pelo agendamento. É preciso levar o Cartão do SUS, RG e o crachá de identificação do usuário.
Para os usuários que passarem por cirurgia de catarata, será disponibilizado o colírio para ser usado durante 30 dias. Todos os pacientes operados devem retornar para avaliação pós-cirúrgica, em 24 horas. Dentro de 30 dias, uma equipe de oftalmologistas retornará ao município de Coribe, para assegurar o atendimento de intercorrências, caso elas existam, entre pacientes atendidos.
O programa Saúde sem Fronteiras – Oftalmologia é uma estratégia itinerante, criada pelo Governo do Estado, via Secretaria da Saúde do Estado, que ao reconhecer vazios assistenciais e baixa cobertura de atendimento em diversos setores da saúde pública, realiza a ação com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de oftalmologia.