Em Brasília (DF), a presidente do Cosems/BA, Stela Souza, participa na manhã desta terça-feira, 9, de ato promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em defesa do financiamento para o Sistema Único de Saúde. Com o slogan “a saúde na UTI”, o objetivo é promover a discussão da realidade atual de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como premissa a defesa da cidadania, propostas e encaminhamentos.
A importância de que o Cosems/BA esteja presente nos mais diversos espaços de discussão sobre a política de saúde é reforçada por Stela Souza. Ela salienta o atual momento de crise do setor, sobretudo a eminência da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 241) que prevê congelamento dos investimentos federais na saúde para os próximos 20 anos, independente do crescimento econômico.
Em sua fala durante a atividade, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, lamentou as condições atuais do SUS. Para ele, qualquer redução ou contingenciamento nesse segmento deve ser rechaçado, bem como em setores como educação e segurança pública. Lamachia reiterou o papel da OAB enquanto entidade que não representa governo ou oposição, mas que tem como missão defender a Constituição.
“Creio que o slogan resume bem a lamentável situação da saúde no Brasil atualmente. O quadro é assustador e os dados trazidos por diferentes segmentos responsáveis pelo atendimento no Sistema Único de Saúde mostram que as circunstâncias estão longe de melhorar. Ao contrário, a persistir nesses termos, a tendência é que em breve tenhamos o colapso do atendimento de um sistema que responde pelo atendimento de mais da metade da população brasileira. A saúde está na UTI e precisamos achar formas de tirá-la de lá. A OAB não se furtará em atuar nessa direção”, disse o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros e o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, estão presentes à atividade que conta com a presença de representantes de dezenas de entidades de segmentos diversos, entre elas: Conass, Confederação Nacional de Saúde, Conselho Federal de Medicina, Conselho Nacional de Saúde, Confederação Nacional das Santas Casas de Misericórdia.
O secretário de Saúde de Camaçari e membro da direção do Cosems/BA, Washington Couto, e o assessor jurídico Eduardo Pereira também participam do evento enquanto representantes do Conselho.
Posts relacionados