A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi realizada nesta quinta-feira, 15, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador(BA). Coordenada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a mesa diretora da atividade contou também com a presidente do Cosems/BA, Stela Souza, e os gestores de Saúde dos municípios de Salvador e Governador Mangabeira, respectivamente, José Antônio e Odilon Cunha, além de membros da área técnica da Sesab.
Stela Souza demonstrou preocupação no que diz respeito à situação da atenção básica no estado. Ela detalhou algumas dificuldades enfrentadas pelos municípios de pequeno porte por conta do desfinanciamento do SUS. Para ela, é preciso que os gestores se mantenham unidos em busca de soluções.
O secretário Fabio Vilas-Boas pontuou as dificuldades enfrentadas pela Sesab no primeiro semestre de 2016. Ele citou valores referentes aos pagamentos do Programa de Saúde da Família (PSF) e salientou que o ano de 2016 deve ser encerrado sem débitos referentes a períodos anteriores.
Na reunião foram apresentados informes sobre o andamento das atividades do Grupo Condutor de Rede, inclusive questões relacionadas à doença renal crônica. As diretrizes de acesso à terapia renal substitutiva ambulatorial no estado foram apresentadas por membros da área técnica da Sesab.