A reunião ampliada da diretoria executiva do Cosems/BA aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. A atividade que antecede a realização da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi coordenada pela presidente do Conselho, Stela Souza, com a presença de outros membros da direção da entidade e gestores municipais de Saúde de diferentes regiões do estado.
O esforço político do Cosems/BA, em interlocução com entidades como o Conasems, sobretudo nos espaços de discussão dos temas de interesse da saúde pública foi salientada por Stela Souza. Ela fez referência aos recentes avanços do trâmite da Medida Provisória nº 723/2016 que garante a prorrogação do Mais Médicos por mais três anos, ampliando o prazo de revalidação do diploma e do visto temporário dos profissionais intercambistas.
O Laboratório Central (Lacen), através de representante, apresentou aos gestores municipais informações referentes aos principais processos em execução no estado. Gestores de diferentes municípios se manifestaram por conta de questionamentos a que tem sido submetidos diante de problemas pontuais nos serviços do Laboratório.
O desfinanciamento do SUS e a situação de desestabilidade financeira enfrentada pela maioria dos municípios em relação aos recursos para a manutenção dos serviços de saúde pública foi pontuada por Stela, que citou recente reunião dos gestores de Saúde com o ministro Ricardo Barros, em Brasília.
Representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estiveram presentes à reunião ampliada do Cosems/BA, na condição de ouvintes. Eles estão realizando uma pesquisa sobre mecanismos e instâncias de coordenação federativa nas políticas sociais brasileiras. O foco do estudo é o fortalecimento das políticas sociais em todas as instâncias.