A enfermeira Carla Oliveira, de Itaberaba (BA), apresentou durante o XXXII Congresso Nacional de Secretaraias Municipais de Saúde, em Fortaleza (CE), na sexta-feira, 03, o trabalho “Integrando Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária de Saúde de Itaberaba – BA.
Carla detalhou o programa que trata da qualificação de trabalhadores e do fortalecimento da Saúde do Trabalho, conforme a política nacional de saúde do trabalhador. Ela acrescentou que o projeto tem como meta contribuir para a construção do perfil epidemiológico e produtivo dos trabalhadores da área de abrangência de cada unidade de saúde da família.
A análise de dados foi referente ao período de setembro de 2013 a março de 2015, com média de aproveitamento de 77%. Foram realizados trabalhdos com profissionais das seguintes áreas: costura, salão de beleza, oficina mecânica, entre outros. Os principais problemas identificados foram: exposição inadequada a produtos químicos, ruídos elevados, sobrecarga de peso, riscos de acidentes de trabalho graves, riscos biológicos e trabalho infantil.