A reunião ampliada de direção do Cosems/BA, que antecede a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. Coordenada pela presidente do Conselho, Stela Souza, a mesa diretora contou também com os seguintes gestores e membros da direção do Cosems/BA: Jacqueline Bonfim (Coribe); Alexandro Miranda (Ibirataia) e Denise Mascarenhas (Feira de Santana).
Stela fez um balanço sobre as atividades realizadas durante o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Fortaleza (CE), de 01 a 04 de junho, com a presença de gestores baianos de todas as regiões do estado. Ela salientou o destaque da atuação da delegação baiana no evento.
O fortalecimento do núcleo jurídico do Cosems/BA foi citado por Stela enquanto ação importante, que está em curso nesse momento. “O apoio técnico não é individual. Vamos tratar de assuntos de interesse do conjunto dos municípios baianos, no que diz respeito às orientações técnicas, baseadas no arcabouço legal e que sirvam como embasamento para as assessorias jurídicas dos municípios”, explicou.
A participação do Cosems/BA em todas as instâncias de discussão política de Saúde em nível nacional, sobretudo na Comissão Intergestora Tripartite, foi salientada por Stela. Ela reforçou que continua atenta às demandas dos municípios baianos, inclusive em relação ao pagamento da parcela do Programa de Saúde da Família (PSF).
A recente visita do ministro da Saúde Ricardo Barros ao estado foi citada por Stela, que lembrou que ele garantiu que os recursos do programa Mais Médicos serão mantidos. “Estamos preocupados e queremos garantir que a população continue sendo atendida”, reforçou.
O processo de regulação e a definição de estratégias que garantam o real controle sobre os leitos também foi tema de discussão na manhã desta quarta-feira. Para Stela, é fundamental garantir que a população tenha acesso aos leitos, independente de processos externos à regulação.
A doença renal crônica e o pagamento da Terapia Renal Substitutiva (TRS), bem como as questões referentes aos fluxos de pacientes foram tratados na reunião. Stela reforçou que o Cosems/BA tem aprofundado a discussão sobre o tema, sobretudo avaliando estratégias para avançar nesse sentido. “Temos dado prioridade em relação a isso. Unidos, vamos encontrar caminhos para vencer mais esse desafio”, disse.
A representante técnica da Sesab, Fátima Rocha, fez uma apresentação sobre o desenho regional da Rede de Assistência em DRC de Média Complexidade por Região de Saúde.
Os gestores municipais de Saúde que tomaram posse recentemente e que estiveram pela primeira vez em reunião do Cosems/BA se apresentaram durante o encontro.
Posts relacionados