Na tarde desta quarta-feira, 15, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foi realizada reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, juntamente com a presidente do Cosems/BA, Stela Souza.
A premiação dos trabalhos do estado que foram apresentados durante a 13ª Mostra Brasil Aqui tem SUS marcou o início dos trabalhos. Stela e Vilas-Boas se encarregaram da entrega das placas do Prêmio Irmã Dulce aos municípios que foram selecionados e realizaram apresentações durante o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais em Fortaleza (CE), de 1 a 4 de junho. A responsável pelas Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Tavares, esteve presente e foi homenageada.
Vilas-Boas parabenizou as experiências exitosas dos municípios. Ele lembrou que os trabalhos trouxeram benefícios para o SUS nas áreas de saúde mental, saúde da família, atenção básica e saúde da população negra, além de ações de acompanhamento aos casos de microcefalia, sistema de informação da regulação, estratégias de eficiência da gestão em saúde, entre outros.
O lançamento oficial do novo site do Cosems/BA, www.cosemsba.org.br, aconteceu durante a atividade. Stela Souza apresentou aos participantes da reunião a nova página do Conselho, que integra a plataforma do Conasems. Ela reforçou que é um projeto que deve ser continuamente aperfeiçoado e que visa ampliar a articulação da entidade em nível nacional e regional.
O Programa Mais Médicos e as implicações da Medida Provisória que trata da continuidade do tema foi ponto de pauta. A CIB aprovou a elaboração de um documento a ser encaminhado para as autoridades de Saúde, inclusive ao Ministro da Saúde, num movimento que visa garantir a sua continuidade, inclusive com a manutenção dos contratos de cooperação internacionais.
Outro ponto de pauta foram as realizações das cirurgias eletivas. A assessoria técnica da Sesab apresentou tópicos referentes às demandas dos 26 serviços habilitados. A assessoria informou ainda que o Hospital Ana Nery será referência para cirurgia de vesícula por vídeo no estado. A central de regulação avaliará a entrada dos pacientes a partir da indicação de risco.
Posts relacionados