Gestores municipais de Saúde de todas as regiões da Bahia acompanharam as atividades do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza (CE). No dia 01 de junho, mais de quatro mil gestores municipais de saúde de todo país marcaram presença na abertura oficial do encontro, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, bem como o presidente do Conasems, Mauro Junqueira e o secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, representando o Conass, do qual é vice-presidente.
A presidente do Cosems/BA, Stela Souza, presente à comitiva que acompanhou o ministro, ressaltou a importância da luta em defesa do SUS e do trabalho em conjunto para que os desafios sejam superados. “Neste momento em que os gestores municipais de Saúde enfrentam uma série de problemas, sobretudo relacionados ao escasseamento de recursos, precisamos ampliar os esforços e o diálogo no sentido de garantir avanços para a saúde pública na Bahia e no Brasil”, colocou.
A importância de garantir que o Brasil não tenha retrocesso nas políticas de saúde pública foi enfatizada por Junqueira, presidente do Conasems. Para ele, é fundamental garantir que a luta em defesa do SUS não seja partidarizada, e sim que venha a contribuir para o avanço das políticas.
O Congresso de 2016 teve como tema “Municípios Brasileiros – Acreditamos, fazemos e temos propostas”, e tem como objetivo promover o encontro de ideias, troca de conhecimentos e proposições em prol do SUS.
Foram realizadas oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes acerca do SUS: atenção básica, financiamento, governança com poderes judiciário e legislativo, além de estratégias para o enfrentamento do vírus Zika e a epidemia de Microcefalia. O Congresso vai contar também, de forma integrada, na mesma data e local, com o XV Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, trazendo importantes temas da saúde no estado. A Mostra “Brasil, aqui tem SUS” terá este ano além de exposição de banners, apresentação oral e debate de todas as experiências selecionadas pelo edital. A Vila SUS trará um espaço livre para encontro e vai oferecer serviços para solução de problemas do gestor municipal, com atendimento das diversas Secretarias do Ministério da Saúde.
Posts relacionados