Gestores municipais de todas as regiões da Bahia e do Brasil estarão em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 1 e 4 de junho, durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) organiza a participação dos baianos na atividade, inclusive com a montagem de um estande que terá exposição fotográfica de Rui Rezende. O tema do evento é “Municípios brasileiros – acreditamos, fazemos e temos propostas”.
A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, destaca a importância do Congresso, sobretudo diante das dificuldades que os gestores municipais de Saúde tem enfrentado ao longo dos anos. “É um momento importante para aprofundar o debate sobre a importância e os desafios do SUS e também para que possamos trocar experiências exitosas”, diz. O encontro vai reunir gestores de todo o país que, na oportunidade, irão participar de oficinas, seminários, cursos e mesas.
O objetivo do evento é refletir e debater sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), além de planejar ações e promover um espaço de diálogo sobre as diretrizes que orientam os princípios do SUS. Serão discutidos assuntos considerados essenciais para a continuidade e melhoria do modelo de saúde pública no Brasil: financiamento, governança com poderes judiciário e legislativo, e atenção básica – considerada a mais importante das políticas de saúde, pois é a base do Sistema.